Reserve um momento para pensar em como você realmente responderia a essa pergunta. Se pensar o suficiente sobre qualquer empresário que utiliza a Internet para qualquer propósito, provavelmente descobrirá que, independentemente de terem organizado ou não uma campanha de marketing na Internet, eles já podem estar comercializando seus produtos e serviços na Internet. Este artigo examinará algumas maneiras sutis pelas quais os proprietários de empresas podem já estar promovendo seus negócios na Internet.
Você tem um site para sua empresa?
Os proprietários de empresas que responderam sim a esta questão já estão a comercializar os seus produtos ou serviços online apenas pelo facto de terem um site online. Ter um site ativo significa que há potencial para usuários curiosos da Internet acessarem o seu site. Você pode não estar promovendo ativamente o seu site, mas ainda pode descobrir que ele gera interesse em seus produtos, apesar da falta de esforços promocionais; esta é uma forma de marketing passivo.
Você participa de painéis de mensagens e inclui um link para o seu site na sua assinatura?
Mais uma vez, os proprietários de empresas que responderam sim a esta pergunta já estão a comercializar o seu Web site online. Os proprietários de empresas experientes percebem a importância da participação em quadros de mensagens relacionados ao setor para criar interesse em seus produtos e serviços, estabelecer-se como conhecedores do setor e oferecer um link para seu próprio site, mesmo que seja na linha de assinatura de suas postagens. No entanto, mesmo os proprietários de empresas que não percebem isso podem já estar inadvertidamente aproveitando os benefícios do marketing na Internet, que resultam da participação no quadro de mensagens apenas por fazer algo de que gostam e que podem estar fazendo como uma forma de atividade de lazer.
Você inclui palavras-chave relevantes para o seu negócio no conteúdo do seu site?
Os proprietários de empresas que responderam sim a essa pergunta também já estão fazendo marketing na Internet, otimizando seus sites para essas palavras-chave. Esses métodos de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) afetam os sites, estejam eles cientes ou não do conceito de densidade de palavras-chave e como isso pode ajudar a fazer o SEO de um site. Os proprietários de empresas provavelmente usarão certas palavras com frequência, dependendo do tipo de produtos e serviços que oferecem, apenas porque é natural e lógico fazê-lo. Essa tendência, no entanto, pode fazer com que os mecanismos de pesquisa aumentem a classificação do seu site para essas palavras-chave específicas. O conceito de SEO é muito mais complicado e complexo do que simplesmente usar palavras-chave com frequência, mas os proprietários de empresas podem obter alguns benefícios apenas aplicando naturalmente palavras-chave relevantes em seus sites.
Você solicita feedback de seus clientes online?
Este é mais um exemplo de como os proprietários de empresas podem estar acidentalmente fazendo marketing de seus negócios na Internet. A maioria dos proprietários de empresas percebe a importância de solicitar feedback dos clientes para fins comerciais, e os proprietários de empresas que oferecem produtos online podem solicitar feedback na forma de pesquisas online. Embora os proprietários de empresas possam estar fazendo isso simplesmente para uma finalidade comercial, o fato de ser feito online faz com que se enquadre na categoria de marketing na Internet.
Já discutimos várias maneiras pelas quais os proprietários de empresas podem já estar fazendo marketing online, mas e quanto aos proprietários de empresas que desejam ter uma maior presença online? Os proprietários de empresas que já podem estar fazendo marketing online acidentalmente podem desejar lançar uma campanha de marketing na Internet em escala total. A melhor maneira de fazer isso é contratar um consultor com experiência em marketing na Internet para ajudá-lo a criar uma campanha eficaz para o seu público-alvo.