Que segredos e dicas podem ajudá-lo a criar um site profissional e moderno? Essas perguntas exigiriam páginas e mais páginas de análise aprofundada porque os fatores que contribuem para o sucesso de um projeto da web são muitos.
Análise, projeto, desenvolvimento e teste são fases de trabalho essenciais que infelizmente em muitos casos não encontram o espaço certo em igual medida, principalmente para questões orçamentárias.
1. DEFINA A META
Antes de iniciar a criação de um site, é necessário definir os objetivos que esta ferramenta o ajudará a atingir. O retorno do seu investimento será medido em termos de público, vendas online ou maior alcance da marca que você anuncia. A web é enorme e vagar sem rumo pode envolver um considerável desperdício de recursos, dinheiro e paciência.
2. ESTUDE O ALVO
É um grande erro teorizar em vão. Sem perceber, começamos a deformar os fatos para adaptá-los às teorias, ao invés do contrário. Analisar o ambiente circundante permite que você entenda o escopo de um projeto da web. Você está diante das infinitas pradarias americanas na época da corrida do ouro ou aquele pequeno pedaço de terra é na verdade um campo minado?
O mercado online oferece grandes oportunidades, mas a competição é acirrada. Por isso é necessário conhecer os concorrentes, estudá-los e aprender com eles. Navegue pelos sites dos concorrentes e anote o que você acha que funciona e o que pode ser melhorado. Entre em contato com o público-alvo que deseja alcançar para criar um site projetado especificamente para o seu cliente típico.
3. APRESENTE-SE COM SEU LOGOTIPO
O logotipo é a primeira marca registrada do seu negócio online. No espaço de alguns pixels é possível dar uma ideia a quem visita as páginas porque a psicologia das cores e o tipo de fonte utilizada remetem a imagens e sensações que estarão inconscientemente associadas ao que propõe. Ser original e nunca banal é prerrogativa, mas preste atenção ao contexto!
O design de toda a página da web deve se comunicar com o logotipo, talvez posicionado no canto superior esquerdo como é o caso agora na maioria dos sites, mas sempre vinculado à página inicial. Clicar no logotipo para acessar a página inicial a qualquer momento é um comportamento instintivo que já entrou no DNA do usuário.
4. CONSTRUA SUA GRADE
Pensar na importância dos dispositivos móveis parece quase anacrônico porque, para todos os lados, você vê pessoas ocupadas em seus smartphones. O design responsivo subverteu as regras de design, então pense nos valores percentuais e deixe de lado os gráficos de tamanho fixo. Criar um site é ser preocupar com a experiência do cliente em todas as plataformas de uso, inclusive no telefone celular.
5. ESCOLHA UMA COR
Uma paleta infinita de tons pode levar à paralisia de decisão ou, ao contrário, nos empurrar para uma grande farra de cores. Segure-se e lembre-se sempre que menos é mais. O design do site não precisa parecer caótico e por isso é necessário dosar os estímulos visuais. Escolha duas ou três cores principais e brinque com elas, na web existem muitas ferramentas que auxiliam no estudo de combinações.
6. APRIMORE O TEXTO
As páginas da Web devem ser projetadas de forma que sejam fáceis de ler. Texto preto sobre fundo branco é uma opção que facilita a vida do leitor e do designer. As escolhas mais arriscadas e artísticas podem ter efeitos catastróficos em termos de experiência do usuário. O talento criativo não deve comprometer o impacto na usabilidade do site.
A formatação do texto desempenha um papel muito importante porque ajuda a facilitar a leitura. Em seguida, divida-o em parágrafos curtos e use títulos que ajudem o usuário a identificar o tópico de seu interesse.
7. DESIGNER
Prestar atenção especial à usabilidade do site significa se preocupar com o destino do usuário. Remover todos os elementos desnecessários ajuda a tornar sua vida mais fácil, tornando sua experiência de navegação mais suave.
Muitos elementos gráficos, widgets, imagens podem desestabilizar a navegação e desviar o usuário do núcleo do projeto da web, interferindo em seu processo de tomada de decisão. O “ruído” gerado induz você a sair da página e procurar o que precisa em outro lugar.
Os usuários tendem a rolar rapidamente para encontrar palavras ou frases que chamam a atenção. Por esse motivo, o foco de cada página deve ser claro e inequívoco, portanto, mantenha a simplicidade.
8. ESCOLHA O SEU ESTILO, MAS OUÇA A TENDÊNCIA
Na web, as soluções gráficas são despovoadas que, ao se tornarem infladas, funcionam como um divisor de águas entre um design cool e um design obsoleto. Portanto, evite uma corrida louca para a última tendência. A busca por moda ainda pode ser útil, sobretudo em termos de usabilidade, por oferecer elementos gráficos com os quais os usuários estão familiarizados.
Uma vez que as características distintivas de uma página são definidas, é importante que o estilo do menu, botões e links permaneçam os mesmos.
O usuário navega pela vista e deixar esses elementos inalterados promove a segurança ao limitar uma possível sensação de perda. O que pode parecer linear e óbvio para nós pode não ser para quem está do outro lado da tela!
9. MENU DE NAVEGAÇÃO
O menu de navegação de um site é um elemento muito delicado de design do qual pode depender o sucesso ou o fracasso de um projeto web. Os usuários ficam frustrados quando:
- Eles não conseguem encontrar o que procuram em um tempo muito curto;
- Quando o conteúdo a que chegam não corresponde ao indicado pelo link
- Quando eles entram nas profundezas de um local tendo perdido a noção do espaço
- Use palavras simples que identifiquem de forma única e inequívoca a página de destino e reproduzam a navegação entre os menus principal e secundário.
10. TESTE
Os testes de usabilidade podem melhorar a sorte de um site, eliminando as críticas que afetam a eficiência e, portanto, o valor de todo o projeto.
Os sintomas típicos que podem surgir dos testes incluem:
- Sensação de perplexidade. As referências de texto e links não são descritos com as palavras que o usuário usaria. A dificuldade de se orientar gera frustração e a frustração leva ao abandono da página.
- Quebra de decisão. A página contém tudo o que o usuário está procurando, mas como não há hierarquia de conteúdo, ela não encontra nada.
- Confusão. O conceito do projeto não é imediatamente claro.
Essas 10 dicas irão te ajudar a construir e criar um site incrível.